Hoje a entrevistada da série Brasil Criativo, é a carioca e já parceira do Conexão, Cela Luz. Ela começou a desenhar “desde que se entende por gente”, seus livros e cadernos da escola sempre estavam desenhados. Ainda na infância, adorava comprar revistas que vinham com fita cassete que ensinava a desenhar. Podemos ver que o efeito foi bem positivo!

Cela trabalha como freelancer, faz desde estampas e silks à ilustrações personalizadas por encomenda. A carioca realizou sua primeira exposição no evento Conexão São Paulo, que ocorreu dia 25 de janeiro no MIS- Museu da Imagem e do Som, e agora está planejando uma no Rio.

Cela conta que, um lugar sonho para expor seus trabalhos seria um museu de grande porte em algum lugar do mundo. Mas como diz a artista, “ ainda tenho que comer muito arroz e feijão para chegar lá!” Enquanto isso…. Um sonho mais acessível, seria expor em uma galeria onde ela pudesse intervir no próprio espaço físico, transpondo a barreira dos quadros expostos (assim como diversos artistas têm feito atualmente). A idéia seria transformar o espaço em uma “grande arte unificada”, onde os quadros e as estruturas dialoguem entre si, permitindo que o espectador “entre” e entenda melhor o mundo daquele artista, possibilitando que este se expresse de uma forma mais genuína.

CC: Para você como a arte pode mudar a vida das pessoas? “Acredito que a arte permite ao receptor a possibilidade de sair sem sair do lugar. Ir longe, ou dependendo, ir profundamente dentro do seu EU. É capaz de unir pessoas, e até mesmo fazer com que os EGOS se dialoguem. Com esse poder, acredito que a arte muda a vida de uma pessoa na forma que ela compreende o mundo interno e externo.”

CC: Como você dissemina suas criações?  “Apesar de ter muitos trabalhos que ainda não mostrei pra ninguem, tenho um site com alguns trabalhos meus, uso o facebook e instagram como ferramenta de divulgação, e ultimamente algumas pessoas têm vindo na minha casa, lugar onde eu trabalho, para ver ao vivo!”

CC: Como conectar os brasileiros com a arte? “O brasileiro naturalmente é ligado à arte. Mas, os espaços são restritos ao grande público. Lá fora, as milhões de galerias se reúnem, fazem constantemente eventos de portas abertas, a interação com o público é de fato muito mais acessível. Falta no Brasil, mais geradores de movimento na cena artística. Mas ainda assim, vejo muita coisa nascendo, e se expandindo. Vamos pensar no eixo Rio- São Paulo. São Paulo, é sem dúvida, muito maior a aproximação das pessoas com a arte, e cultura em geral, apesar de um pouco injusta a comparação com o Rio, visto que, a capital paulista é quase um outro país. Mesmo achando o Rio bem restrito, tenho visto muitos cariocas criando espaços e galerias para novos artistas, assim como eventos e estruturas de divulgação de arte. Degrau por degrau a gente chega lá.”

Tags: , ,

Uma resposta a Brasil Criativo por Cela Luz

  1. Pingback: Blog do Guidu » Projeto Brasil Criativo divulga o trabalho de artistas nacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *